SESAM vacina quase 10 mil cães e gatos no dia ‘D’ da campanha de vacinação antirrábica em Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) sob a coordenação da Diretora de Vigilância em Saúde, realizou no último sábado (22/10), o dia ‘D’ da campanha de vacinação antirrábica. Foram vacinados 9.584 animais, dos quais 6.014 cães (machos e fêmeas) e 3.570 gatos (machos e fêmeas), em 33 postos de vacinação pela cidade.

“A causa animal tem recebido uma atenção especial em nossa gestão com ajuda de muitos parceiros, ONGs e amantes dos animais. Neste ano, já iniciamos o cadastro para castração gratuita de animais machos (cães e gatos) e agora vacinamos quase 10 mil animais contra a raiva”, disse a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro.

O Diretor de Vigilância em Saúde, Elionardo Melo, destaca que a vacinação atingiu a meta esperada na cidade. “A campanha foi um sucesso e trabalhamos da maneira, o mais organizada possível, para que os animais não se estressassem e conseguimos”, disse o diretor.

A SESAM instalou 33 postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSFs), escolas públicas, praças, capelas em alguns bairros e ainda no DETRAN e na 3ª Gerência Regional de Saúde para garantir essa vacinação.

Elionardo Melo lembra que a vacinação já começou na zona Rural nesta segunda (24/10) e seguirá até a próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúdes nas comunidades rurais de Piripiri.

”Gostaria de convocar a população da zona Rural de Piripiri e fique atenta aos postos de vacinação da sua localidade e possam estar vacinando os seus animais”, alerta o Diretor de Vigilância em Saúde, Elionardo Melo.

Serviço

Vacinação Antirrábica na zona Rural já iniciou nessa segunda (24/10) e seguirá nesta terça (25), e também dias 26 e 27 de outubro. A vacinação será concluída na segunda-feira, dia 31 de outubro.