Secretaria de Saúde Municipal e Polícia Rodoviária Federal fazem ação conjunta contra a Dengue

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma campanha nas escolas e vias públicas contra a Dengue. Na última sexta-feira, 22, as ações aconteceram nas imediações do Posto Petecas e na escola da comunidade São Luís. A ação da SESAM contou com a parceria da PRF – Polícia Rodoviária Federal.

“Em Piripiri, os casos de dengue estão sob controle, contando apenas com 4 casos no município. Nós acreditamos muito em parcerias, e, por isso, buscamos, junto com a PRF e apoio da Vigilância Sanitária. Uma das ações foi no Posto Petecas, visitando borracharias e restaurantes. Estamos também em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), realizando palestras de combate e prevenção, além de orientações. Estamos fazendo várias ações para que não tenhamos casos de dengue na nossa cidade”, disse Mariângela Sancho, coordenadora do PVT- Programa Vida no Trânsito.

Segundo Raimundo França, coordenador da Vigilância Sanitária da SESAM, são ações conjuntas de conscientização. “A SESAM e a SEDUC de forma conjunta com o apoio da PRF, encabeçam ações educativas, hoje em bares da região das Petecas e na comunidade São Luís. O trabalho é dizer para não deixar recipientes com água e gerenciar os resíduos de nossa casa da melhor maneira possível”, explicou.

Tarcísio Cruz, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, falou sobre a ação. “Percebemos o quanto a gestão está preocupada em evitar o foco do mosquito da dengue, trabalhando com ações de prevenção. Nós, da PRF, nos sentimos muito felizes com a parceria com a SESAM”.

As ações de prevenção e conscientização contam ainda com a parceria entre a Secretaria de Saúde (SESAM) e a Secretaria de Educação (SEDUC), realizando palestras, oficinas e ações educativas, dentro das escolas municipais, contra o mosquito Aedes aegypti.

Carlos André, diretor da escola Domingos Rodrigues de Carvalho, falou sobre a ação. “Ação muito importante no combate ao mosquito da dengue. Não temos nenhum caso ainda na nossa região, e mesmo assim estamos fazendo nossa parte, com limpezas de resíduos e estando bem atentos aos recipientes com água”, disse.

Remédios Lima, comerciante e dona de bar, falou sobre a higiene do lugar. “Estamos fazendo nossa parte, limpando direto, não deixamos água parada, não acumulando lixo, tudo para evitar o mosquito”, afirmou.

DENGUE

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já somam mais de 2 milhões de casos espalhados em território nacional.

A Dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos.