top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri inaugura o Centro Municipal do Autista - CEMA

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde (SESAM), inaugurou o Centro Municipal do Autista (CEMA), na segunda-feira, dia 01. O espaço é dedicado às pessoas com autismo e tem objetivo de melhorar a qualidade de vida e inclusão dessas pessoas. O CEMA fica localizado no Centro de Especialidades Adauto Rezende.


A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, fala do avanço da Saúde e a importância deste espaço. “O CEMA é um espaço especializado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, onde aqui ofertará serviços desde a investigação para o diagnóstico até a convivência e terapias. Nós sabemos das dificuldades que uma mãe de autista tem com seus filhos, e pensando nisso, criamos, junto com as demais Secretarias do Município, um espaço de inclusão para cuidar carinhosamente desse público, o CEMA, disse a prefeita Jôve Oliveira.


Ainda segundo a prefeita Jôve Oliveira, o CEMA foi feito com recursos próprios e há parceria entre três Secretarias. “Abraçamos essa causa e essa parceria entre Saúde, Educação e Assistência Social vem para auxiliar as famílias em todas as etapas. Este local foi feito com recursos próprios pra atender a demanda que existe em Piripiri”.



“Aqui oferecemos diagnóstico para que as crianças e adolescentes recebam os devidos benefícios que elas tem direito. O CEMA conta com Neuropediatra, Psicólogo, Psicopedagoga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psiquiatra. Nossa maior satisfação e compromisso é cuidar do povo de Piripiri com dignidade e qualidade.”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.


Beatrice Pimentel, secretária de Saúde, deu detalhes do CEMA. “Um marco histórico, nunca feito antes, para nossa cidade de Piripiri. Era uma preocupação nossa e da gestão da prefeita Jôve Oliveira, que sempre está preocupada em cuidar do povo. O CEMA vai servir para que as pessoas com o autismo possam ter um espaço humanizado e com qualidade no serviço destinado a eles. Agradeço mais uma vez a nossa prefeita e ficamos muito felizes em fazer parte dessa conquista do povo piripiriense.” afirmou.



Mauro Eduardo, secretário da SEID - Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, também esteve presente na solenidade que é um marco na Saúde do Município. “Piripiri é uma cidade que tem uma excelente gestora, que se preocupa com os anseios e necessidades dos seus conterrâneos. Era o que Piripiri precisava, sensibilidade e gestão, o que vemos hoje. Ajudamos com a estrutura, doamos equipamentos como ultrassonografia, tablados, estetoscópio, inalador e tantos outros para esse belo espaço. O CEMA vai atender essas crianças e adolescentes com celeridade e respeito, quebrando estigmas e preconceitos. Piripiri está avançando muito e é notório. Parabéns pela conquista e pelo avanço”, disse.



Érica Ribeiro, vice-presidente da OAB, falou sobre o momento. “É importância acolhermos nossas crianças com autismo, e a Prefeitura de Piripiri, sabendo disso, criou esse lugar para atender essa população. A comunidade de autistas aumentou muito e tem muitas pessoas de baixa renda que não tem condição de levar os filhos para consultas com especialistas, e, este lugar, veio para facilitar o acesso a profissionais qualificados para melhor atender nossas crianças e adolescentes.”, afirmou.


Fernanda Marques, vice-presidente da AMAARC, falou sobre a emoção de ver a inauguração do CEMA. “Estou muito emocionada em fazer parte desse momento importante e muito esperado por nós, mães de autistas. Quero agradecer de coração à prefeita Jôve Oliveira por valorizar nossa causa e cuidar das nossas crianças. Esse Centro veio para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e mostrar que nós existimos e estamos sendo bem assistidas pela gestão municipal.”


“Estou aqui representando as mães de crianças com autismo e queria agradecer a prefeita Jôve Oliveira por ter realizado nosso sonho de ter esse espaço para nossos filhos e por não ter desistido dessa causa importante. Gratidão também a secretária Beatrice, à prof Tânia e as meninas da APAE. Agradeço de coração pela prefeita ter lembrado das nossas crianças e ficamos muito felizes por essa conquista.” Afirmou Erisdalva Oliveira, mãe do Miguel.


O Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Cada pessoa com autismo é única, com uma ampla gama de habilidades e desafios. O CEMA - Centro Municipal do Autista promove a aceitação, qualidade de vida e a inclusão das pessoas autistas na sociedade, proporcionando apoio e compreensão.


O CEMA - Centro Municipal do Autista funcionará de segunda a sexta-feira, com localização no Centro de Especialidades Dr. Adauto Rezende.






Comments


bottom of page