top of page
  • Foto do escritorSESAM

SESAM realiza consulta e exames preventivos de hanseníase em Piripiri


Com intuito de identificar casos precoces de pessoas com hanseníase em Piripiri, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou consultas e exames no último sábado (23/01), no Centro de Especialidade Dr. Adauto Coelho de Rezende. A ação integra o cronograma de atividades da campanha Janeiro Roxo promovido pela pasta durante o mês de janeiro.


De acordo com a enfermeira e coordenadora da campanha Janeiro Roxo em Piripiri, Denise Paiva Ximenes, o trabalho busca detectar precocemente e tratar as pessoas com a doença.


“Essas pessoas atendidas aqui, foram avaliadas em suas unidades de saúde e passaram hoje (23/01) por um especialista, um dermatologista, para que pudessem reavaliar essas pessoas e fechar ou não o diagnóstico da doença, de uma forma precoce”, explica Ximenes acrescentando que o diagnóstico precoce de Hanseníase “evita alguma sequela, alguma complicação que a doença também pode causar”.


“Qualquer mancha no corpo esbranquiçada ou avermelhada, que não tenha sensibilidade ou que tenha a sensibilidade diminuída, além de outros sintomas que podem estar aparecendo como dores nos nervos, cãibras, formigamentos, dormência nas mãos e nos pés, fora outros sintomas, são sinais da doença porque a hanseníase afeta tanto a pele quanto os nervos”, alerta a coordenadora do Janeiro Roxo que, neste ano, tem como slogan: “Quem Trata Cura”.


Serviço


As pessoas que tiverem suspeitas de manchas e ou sintomas podem procurar as Unidade Básicas de Saúde da Família UBSFs, de 2ª a 6ª feiras, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. Os casos suspeitos são encaminhados a unidade de referência, o Centro Dr. Adauto Coelho de Rezende.

bottom of page