top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

SESAM promove palestra sobre gravidez na adolescência


A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), organizou a palestra Abordagem da Prevenção da Gravidez na Adolescência. A realização é do Programa Saúde na Escola (PSE). O público-alvo formado por pais e crianças do Pelotão Mirim, do 12° BPM esteve presente no no Memorial Espedito Resende, na última quinta (09/02).


A Semana da Prevenção é um momento de conscientização e promoção de conhecimentos sobre métodos de prevenir a gravidez na adolescência, é um fenômeno complexo e envolve múltiplas dimensões da vida humana, diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnicas e raciais e de gênero.


Participaram do evento: a segundo-sargento, Maria Barros, coordenadora do pelotão mirim do 12° BPM, a coordenadora do programa Saúde na Escola, em Piripiri, Manuela Fernandes e Laísa Garcia, enfermeira pela Chrisfapi, pós-graduanda em Saúde da Família, Saúde Pública e Docência do Ensino Superior.


“Iniciamos hoje a Semana de Prevenção e estamos recebendo os pais, conversando sobre a questão de sexualidade no contexto escolar. Estamos falando sobre esse tema tão sério. Falaremos com eles também sobre a questão da cobertura vacinal”, disse Manuela Fernandes.


“Esse evento visa conscientizar as famílias também sobre a gravidez na adolescência e o que os pais vão aprender aqui, devem levar para os filhos. O pelotão tem setenta integrantes e o trabalho com eles é muito importante”, explicou Maria Barros.


“A prevenção passa muito pela questão do diálogo. A gravidez indesejada ainda é muito alta nessa fase da vida e vamos abordar nessa palestra, a informação e orientação sobre esse fenômeno. Piripiri tem muitos casos e é necessária essa prevenção”, afirmou Laísa Garcia.


A dona de casa Francisca Nair falou sobre o tema. "Tenho duas filhas, a Lídia e a Lorena, e converso muito com elas sobre isso, dou orientação; elas têm 17 e 10 anos e esse caso precisa que ser debatido em casa”, finalizou.



bottom of page