SESAM promove capacitação sobre Raiva e Leishmaniose em Piripiri

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou a capacitação "Porque a Raiva e a Leishmaniose são Problemas de Saúde Pública e Como Lidar com essas Zoonoses". O trabalho foi realizado no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos Arimatéa Souza, no bairro Estação, na manhã desta quinta (06/10).

O evento teve palestra de Francisco de Assis Borges Moraes, técnico profissional do Controle das Arboviroses, da SESAPI. Houve apresentação da etiologia, ciclo de transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento e profilaxia da raiva.

O público alvo era formado por enfermeiros, agentes de saúde e agentes de combate às endemias. “Sem dúvida, um evento muito importante, pertinente, para tentar capacitar e desenvolver um trabalho mais eficaz, promover conhecimento e alertar nossa população”, disse Elionardo Melo, diretor de Vigilância em Saúde da SESAPI.

“O objetivo desse encontro é para orientarmos enfermeiros e outros agentes que estão no dia a dia da saúde e estamos falando sobre isso: evitar o diagnóstico tardio. Graças a Deus, o último caso mortal de raiva foi em 2013”, disse Francisco de Assis da SESAPI.

O secretário Gabriel Mauriz, da SESAM, dá mais detalhes sobre a palestra. “Um evento onde tratamos de saúde pública é colocada em pautas. Agora, dia 22, teremos uma campanha de vacinação contra a raiva e tudo isso para o nosso funcionário ficar mais prevenido e passar conhecimentos”, explicou.

Para Juciléia Carvalho, agente de saúde do bairro Paciência, a capacitação foi ótima. “Muito importante. Estamos todos dias nas casas das famílias e assim repassamos orientações e informações”, finalizou.