SESAM E SEDUC de Piripiri realizam “Dia D” de vacinação contra o HPV

A Prefeitura Municipal de Piripiri por meio da Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (SESAM) está realizando o "Dia D" de vacinação contra o vírus HPV, nesta quinta-feira, 30 de junho. A vacinação está ocorrendo em todas as escolas municipais e o público são alunos de 9 a 14 anos.

“Queremos enfatizar a importância dessa vacinação para evitar câncer do colo de útero. Que os pais levem seus filhos. Está acontecendo em todas as escolas e os pais e responsáveis não podem deixar de levar seus filhos para vacinar”, disse Letícia Carvalho, enfermeira da SESAM.

“O Objetivo é prevenir precocemente doenças que o HPV pode acarretar. A SESAM e a SEDUC estão juntas nessa vacinação, tanto nas escolas da zona urbana, quanto da zona rural. Esta é a data que planejamos e tudo vai dar certo com esse trabalho de força tarefa. Contamos com a ajuda dos pais”, disse Manuela Fernandes, coordenadora do Saúde na Escola.

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).