SESAM de Piripiri realiza mais uma ação pela Campanha Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM). realizou, nesta terça-feira (1°/10), mais uma ação do Outubro Rosa, na UBSF 13, no bairro Matadouro, zona Oeste de Piripiri. O Outubro Rosa é uma campanha de luta contra o câncer de mama.

“Um prazer estarmos aqui nessa ação. Saudamos a todos da Saúde de Piripiri. Hoje é primeiro de novembro, mas estamos nessa luta o ano todo, contra esse câncer. Os pacientes, colaboradores e Douglas Araújo, saxofonista, que veio aqui tocar para elas que têm sempre que se cuidar. Temos profissionais do NASF que estão nos ajudando e vai ter também trabalho para a autoestima feminina, com corte e pintura de unhas”, disse Carlos Alberto de Souza, coordenador do PSF 13.

"Evitar o tabagismo, sempre se prevenir. As pessoas têm que estar sempre se cuidando, procurando a prevenção. Qualquer mudança no corpo, procurar o médico porque o diagnóstico precoce salva vidas”, explicou Francisco Alberdan, médico da Unidade Básica de Saúde (UBSF).

“Comecei em 2020 o tratamento ao detectar o câncer que é benigno e vivo lutando contra ele. Tomara que consiga a cura”, disse Maria de Lourdes Araújo, que estava presente ao evento.

“Um evento como esse é de extrema importância. A unidade aqui é muito respeitada e completa. Temos todos os serviços”, finalizou Cássia Maria Araújo, pedagoga, que também esteve presente ao evento.

O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens. Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.