SESAM de Piripiri promove campanha de combate à Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (SESAM) está promovendo a campanha de combate à Tuberculose durante todo mês de março.

A secretária de saúde do Município, Beatrice Pimentel, dá mais detalhes. “É uma patologia que ainda assusta. Antigamente era muito mais forte, mas hoje temos acesso ao tratamento e não podemos descuidar, temos que lutar contra essa doença que ainda faz vítimas. As pessoas que têm tosse recorrente e que tenha contato com algum infectado, é melhor que elas ao sentirem-se assim, procurem uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), onde é oferecido todo o tratamento”, afirmou.

Para Denise Paiva, Coordenadora de Tuberculose da SESAM, a doença tem cura e basta estar atento. “Neste mês de março estamos fazendo uma busca ativa de pessoas que podem ter tuberculose. Ela é uma doença que afeta os pulmões. É infecciosa e transmissível. O diagnóstico é simples e os postos de saúde sabem como orientar a pessoa”, explicou.

Em 2021 foram 31 casos e em 2022, 25 casos. Até o momento, em 2023, são oito casos. Durante esses três anos, três pessoas morreram vítimas da doença no município. Por isso, tendo sintomas, procure seu posto.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.