SESAM de Piripiri promove abertura da Campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura Municipal de Piripiri por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) fez a abertura nesta sexta-feira (1º/09) da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento ocorreu no auditório Germayron Brito.

“Mais uma vez estamos levando informações aos nossos usuários. O Setembro Amarelo é o mês escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria para prevenir o suicídio. Entretanto, temos que dar atenção o ano todo para essas pessoas. Infelizmente, as pessoas estão muito ansiosas e desencadeiam esse mal. No Brasil, 17% da população já tentou e, por dia, 38 pessoas morrem por dia no nosso país, vítima de suicídio. Essas pessoas dão sinais e elas têm que ser encaminhadas para o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) que cuida desses casos”, disse a secretária Beatrice Pimentel.

Representando a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, o vice- prefeito Hilton Osório falou sobre a abertura. “ Boa abertura e discussão interessante sobre esse tema tão sério”, afirmou.

Letice Ribeiro, coordenadora do CAPS II, falou sobre a abertura. “A campanha luta por essa conscientização da população como um todo, de valorização da vida, de respeitar esse momento de sofrimento e saber que pode contar com ajuda, com uma equipe. A campanha desse ano decidiu valorizar e cuidar dos profissionais que cuidam dessas pessoas e familiares também. São pessoas que vivem constantemente em um nível de stress muito grande devido ao adoecimento psíquico do seu familiar, mas que não param para pensar em si. Então vamos levar esse cuidado, orientando os cuidadores que se priorizem", disse a coordenadora.

Carline Pacheco, psicóloga, ministrou a palestra de abertura e comentou sobre a campanha. “Um grande passo começar o mês, cuidando de quem cuida. A Prefeitura de Piripiri está de parabéns por essa iniciativa. O lema do Setembro Amarelo quebra esse tabu. Pedir ajuda é uma fortaleza, e não é fraqueza. Parabenizo também o trabalho do CAPS II, que traz também como tema: Cuidando de Mim é que Eu Aprendo a Cuidar do Outro, onde damos um primeiro e grande passo na prevenção do suicídio", disse a psicóloga.

Gabriel Mauriz, diretor do Hospital Chagas Rodrigues (HRCR), também esteve presente. “Temos que melhorar a saúde mental e essa campanha é muito importante por isso. Temos indicadores ainda fortes no nosso Estado e todos juntos podemos mudar isso. Ninguém solta a mão de ninguém”, finalizou.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês, que no dia 10, se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.