SESAM de Piripiri examina cerca de 300 mulheres no 1º Mutirão Municipal da Citologia

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), divulgou, nesta segunda (10/04), o resultado do 1º Mutirão Municipal da Citologia. Quase 300 mulheres tiveram acesso aos exames gratuitos de prevenção ao câncer de colo de útero aos sábados, facilitando o acesso das mulheres ao serviço.

O 1º Mutirão Municipal da Citologia fez 297 exames de prevenção de câncer de colo de útero em 15 Unidades Básicas de Saúde (USBF), sendo 12 na zona Urbana e três na zona Rural.

Houve atendimentos com realização de exames nas UBSFs dos bairros Santa Maria, Recreio, São João, Caixa D’água, Germano, Floresta, Matadouro, Conjunto Espedito Resende, Centro, Crioli, Parque Recreio e Jenipapeiro. Assim como nos povoados Formosa, Vertentes e São Luís.

“A gente fica muito feliz por estar avançando cada dia mais na nossa secretaria de Saúde. Hoje, a gente diz que a melhor saúde municipal [do Estado] é de Piripiri”, afirma a secretária da SESAM, Beatrice Pimentel.

De acordo com a gestora da Saúde, o projeto do 1º Mutirão Municipal da Citologia foi um sucesso. “A gente agradece a adesão de enfermeiros, técnicos de Enfermagem, principalmente das nossas usuárias. Foi um sucesso porque vendo a demanda reprimida foi feito o projeto e atendemos 297 mulheres em toda zona Urbana e Rural”, pontua Beatrice Pimentel.

O superintendente da SESAM, Dr. Guilherme Lopes, lembra para as mulheres que realizaram o exame de prevenção há mais de três anos, “o exame continua sendo realizado na rotina das UBSFs. Então, as mulheres podem fazer o exame normalmente”.

“O Mutirão foi para intensificar a realização desse exame que é extremamente importante para evitar o câncer do colo do útero”, destaca o Dr. Guilherme Lopes.

Serviço

Durante cerca de 10 dias a SESAM realizou os exames de citologia nas UBSFs da zona Urbana e Rural. O dia ‘D” aconteceu dia 1º de abril, tendo iniciado dia 25 de março.