• Foto do escritorSESAM

Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri realiza campanha de Mamografia

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (Sesam) está realizando no Centro de Saúde da Mulher, a Campanha de Mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A campanha começou nesta quinta, 22 de julho e vai até o dia 31. É importante ressaltar que mesmo com a pandemia da Covid-19, as outras doenças como o câncer de mama continuam a existir.

“Começamos essa campanha desde ontem, dia 22 de julho, e vai até o dia 31 deste mês. As pacientes serão atendidas e vamos dar prioridade a quem nunca fez exame. Elas serão encaminhadas pelas unidades de saúde. Temos uma unidade móvel de Raio X e todo um suporte será oferecido para elas. Hoje já atendemos 28 mulheres e a previsão é realizar 60 exames por dia, a partir das sete da manhã. O exame é importante porque detectando o câncer, já se pode começar o tratamento”, disse Julianny Barbosa, coordenadora do Centro.

No local, há três obstetras e dois ginecologistas para atendimento. Rosângela Monteiro, professora, fez o exame hoje. “É um exame muito importante e ele é gratuito. Vamos nos cuidar. Essa campanha é perfeita porque dá valor a nós, mulheres”, disse.

O câncer de mama no Brasil é um dos mais fortes entre as mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde.