Secretaria de Saúde de Piripiri promove palestra sobre câncer de mama

A Prefeitura de Piripiri por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) promoveu palestra sobre o Câncer de Mama, nesta segunda (24/10), na UBSF-18, que fica no centro da cidade.

“O Outubro Rosa é uma campanha muito importante da qual fazemos parte todos os anos e prevenirmos contra o câncer de mama que tem grande incidência nas mulheres. Vamos conversar sobre sintomas, os cuidados que todas têm que ter.

O Ministério da Saúde preconiza que a faixa etária para os exames é de 50 a 69 anos, por isso quanto mais cedo descobrir, melhor para o tratamento. Hoje, 25 mulheres, pacientes nossas, estarão fazendo o exame no Centro de Saúde da Mulher”, disse a coordenadora Cleide Aires, que ministrou a palestra.

Para Francisca de Souza, usuária do posto de saúde, o exame é muito importante. “Temos que ter muito cuidado sobre a questão da mama e é muito bom essa palestra com todas essas informações. Agradecer à prefeita Jôve por esse posto, onde somos muito bem recebidas e o lugar é bem agradável”, finalizou.

O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens. Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.