• Foto do escritorSESAM

Secretaria de Saúde de Piripiri promove ação de conscientização em combate ao Aedes aegypti

Nesta terça-feira (03/05), a Prefeitura Municipal de Piripiri por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri (SESAM) orientou o setor de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para realizarem ações de conscientização e educação com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti e afastar, de vez, o perigo de epidemia das doenças transmitidas por ele, tais como a Dengue. O evento aconteceu na Praça da Bandeira, centro de Piripiri.

Agentes de combate às endemias, agentes da vigilância sanitária, alunos da Unopar e Faculdade Chrisfapi realizaram blitz educativa nos semáforos em torno da praça, buscando o apoio da população para ser parceiro na luta contra o mosquito transmissor de tantas doenças e que pode deixar sequelas e levar à morte. “Já existem notificações para a Dengue e, por isso, estamos lutando contra o mosquito. Temos que por em prática várias medidas e ficar atentos aos sintomas. Qualquer fato diferente procure um médico no seu PSF e faça o exame. Contamos com a colaboração de nossa a população”, disse Elionardo Melo, da Vigilância em Saúde.

Foram utilizadas faixas informativas chamando a atenção da população quanto à necessidade de vistoriar seus quintais e casas, eliminando todos os criadouros do mosquito. Além disso, foram distribuídos panfletos educativos para os pedestres e motoristas, ensinando a forma mais eficiente de combater o Aedes aegypti.

Durante a blitz, os participantes alertaram a população que é possível afastar de vez a possibilidade de epidemia das doenças transmitidas pelos mosquitos com atitudes preventivas e simples. As garrafas de pet devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo, não deixar água acumular nas lajes, tampar os ralos com telas, mantendo-os vedados, principalmente, os que estão fora de uso. Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada ou vede com plástico. Mantenha a piscina sempre limpa.