Secretaria de Saúde de Piripiri inicia preparativos do Janeiro Roxo

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), começou os preparativos para a campanha Janeiro Roxo (campanha de prevenção e luta contra a hanseníase). No último dia 6, aconteceu palestra no auditório Germayron Brito sobre o tema.

A superintendente de Saúde da SESAM, Karla Nayara Souza, falou sobre a preparação para a campanha Janeiro Roxo em Piripiri. "Este mês é destinado à conscientização e luta contra a hanseníase. Neste primeiro momento haverá essa palestra com treinamento e vamos continuar por todo o mês com campanhas educativas", disse.

A enfermeira e coordenadora Denise Paiva Ximenes, que ministrou a palestra sobre hanseníase para agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros, falou sobre o trabalho. “O janeiro roxo é uma campanha que desde 2016 tem como objetivo reduzir o estigma da hanseníase. Temos também que evitar o preconceito. A semana será mais ativa entre os dias 17 a 22. Os sintomas da hanseníase são dermatológicos e neurológicos, pele e nervos. Alguma mancha na pele, coloração mais esbranquiçada, perde a sensibilidade táctil. Em 2021 foram apenas 17 casos notificados. Houve uma redução e vamos continuar com esse trabalho", assegurou.

As pessoas que tiverem sintomas podem procurar os postos de saúde e serão bem atendidos. Neste ano, o slogan da campanha Janeiro Roxo é: Quem Trata Cura.