• Foto do escritorSDR

SDR mantém assistência técnica para garantir abastecimento na zona Rural de Piripiri

Dezenas de comunidades rurais em Piripiri utilizam poço tubular e bomba de água submersa para abastecer a população. Nesse período de inverno, muitas param de funcionar com a queda de raios. Para resolver a situação e evitar desabastecimento, a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SDR), está intensificando a manutenção com ajuda da parceira Agespisa.

“O período está rigoroso com queda de raios, mas nós já nos preparamos porque são muitos problemas nas comunidades. No povoado Corrente, por exemplo, havia uma bomba de água que captava do rio Corrente, na gestão passada, eles tiraram a bomba, e através do vereador Alan Osório (PT) e da prefeita Jôve Oliveira Monteiro colocamos uma bomba nova”, explica o secretário da SDR, Wilson Andrade

Ele lembra que a SDR não faz política com água, faz sim planejamento de forma a ajudar as comunidades da zona Rural. “Tivemos problemas com a bomba de água em Sussuarana de Baixo, Boa Esperança, Palmeiras dos Urquizas, Residência, Carnaúbas, Marrecos e outras localidades. São umas 20 comunidades que merecem atendimento e estamos atendendo todas elas”, garante Wilson Andrade.

De acordo com o secretário, a Agespisa tem sido uma parceira importante nesse trabalho e já perfurou poços em mais de 40 comunidades do município.

“Estamos continuando essa parceria no Açude da Baixa, Tocaia e Lagoa de Dentro. A prefeita Jôve Oliveira Monteiro libera a mão de obra e a Agespisa vem com a estrutura. No Sertão de Dentro, o poço foi perfurado no ano passado e tivemos alguns problemas, mas já estamos com tudo pronto. Vai ser um poço com vazão de 25 mil litros/ hora, água de boa qualidade que, em breve, abastecer a comunidade”, comemora Wilson Andrade.