Saúde: CTA promove visita técnica e palestra na Clínica Escola da Faculdade Chrisfapi

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (SESAM), encaminhou profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para uma visita técnica e palestra na Clínica Escola da Faculdade Chrisfapi. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 10/08.

“O CTA está nessa parceria, trazendo esse momento voltado para os alunos do curso de Odontologia. A palestra fala sobre o que fazer quando acontecem acidentes com materiais cortantes. Temos observado que são recorrentes os acidentes ocupacionais, com agulhas, bisturis, por exemplo, onde há a possibilidade de contaminação. Estamos trazendo maneiras de prevenir, evitando essa contaminação”, disse Luana de Oliveira, coordenadora do CTA.

Lara Araújo, psicóloga do CTA, fala sobre a ação. “Estamos falando aqui também sobre a contaminação com o vírus HIV. No curso de Odontologia pode haver isso, devido ao atendimento direto com pacientes. Estamos informando sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) que é o uso de medicamentos antirretrovirais, após um possível contato com o HIV, em situações de acidentes com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico.”, explicou a profissional.

Mauro Gustavo, coordenador do curso de Odontologia, dá mais detalhes. “De grande importância, pois o nosso curso é muito atuante na Cidade. Eles explicaram muito bem como utilizar esse tema dos instrumentos cortantes. Como fazer essa manipulação, como evitar acidentes e se acontecer, o que fazer.”, finalizou.