Prefeitura de Piripiri e Coren-PI promovem curso de capacitação em consultas ginecológicas e ultrassom

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), está realizando um curso de capacitação para enfermeiras. Nesta quinta-feira, dia 2 de maio, houve uma reunião no Centro de Saúde da Mulher sobre o tema.

"Estamos aqui para acompanhar o encerramento do curso de capacitação em consultas ginecológicas com auxílio de ultrassonografia. A partir desta formação, podemos contribuir diretamente para a saúde das mulheres atendidas. O curso otimiza o serviço do município e reduz os riscos na gravidez. Temos parceria com o Hospital Sofia Feldman de Minas Gerais", disse Samuel Freitas, presidente do Coren-PI.

Juliany Barbosa, diretora do Centro de Saúde da Mulher, forneceu detalhes. "São duas enfermeiras do nosso município que estão se capacitando e, com isso, haverá uma diminuição nas filas dos exames gestacionais. Temos pressa em diagnosticar os agravos e saber como está a saúde do feto. Este curso veio apenas para somar", afirmou.

Reginaldo Lemos, enfermeiro obstetra e professor do curso, falou sobre a capacitação. "Estou gostando muito. Sou de Minas Gerais, e as enfermeiras já realizaram vários exames. São novas interpretações e, a cada dia que passa, elas se aprimoram mais neste trabalho com a ultrassonografia", disse.

Mara Viana, enfermeira, comentou sobre o curso. "Temos recebido este trabalho com muita satisfação. A visibilidade é muito boa, e a mortalidade materna e infantil diminuem. As informações que nos são repassadas são muito oportunas e a paciente pode ser avaliada com mais critérios", finalizou.