Projeto Piauí Pet Castramóvel realiza mais de 500 atendimentos em Piripiri

A 5ª Edição do Projeto Piauí Pet Castramóvel, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) e a Prefeitura Municipal de Piripiri, realizou neste último sábado, dia 13/abril, na Quadra Paulo Machado, atendimentos para castração, implantação de microchip, entre outros serviços. Essa ação é itinerante e visa promover o bem-estar dos animais e conscientizar a população sobre a importância da castração e dos cuidados com os pets.

Foram 550 atendimentos a cães e gatos da cidade. A prefeita Jôve Oliveira Monteiro destacou o compromisso com a causa animal: "Distribuímos amor em nossa cidade, e a causa animal também importa. Nesta ação do Piauí Pet, as pessoas estão agendando a castração e participando do Spa Pet. Superamos todas as expectativas de atendimentos. Além disso, distribuímos mil mudas de plantas nativas, sem filas, para que todos possam levar para casa e contribuir com o meio ambiente."

O Secretário Daniel Oliveira da SEMARH ressaltou a relevância da causa animal: "Essa ação do governo em Piripiri é muito oportuna. A política pública de castração é essencial para cuidar dos animais de rua e controlar a superpopulação.", explicou.

Ravena Guedes, coordenadora do Castra Móvel, explicou o processo: "Realizamos triagem e avaliação física com veterinários. Em seguida, encaminhamos os animais para as clínicas da cidade, onde ocorrerá a castração."

Guilherme Lopes, secretário da SESAM, enfatizou os benefícios da castração: "O tão sonhado Castra Móvel está na etapa de triagem e, em breve, realizaremos as castrações. Esse ato é fundamental para evitar doenças nos animais e manter o controle populacional.", avaliou o secretário.

Nayla Barbosa, vereadora e defensora da causa animal, falou sobre o projeto: "Essa ação do governo, junto com a prefeita, é de extrema importância. A castração ainda é cara, mas iniciativas como essa fazem a diferença.", finalizou.

O vereador Douglas Leonardo comentou o sábado de atividade. “Um dia importante para os animais e para os seus tutores. Estamos acompanhando desde cedo as atividades da Secretaria de Meio Ambiente em caravana com a nossa prefeita Jôve e o que gente observa é que há inúmeros benéficos para a polução, seja cuidado do seu pet, ou na distração de plantas nativas”, disse o parlamentar.

Laysa Silva, atendente de hospital, trouxe seu gato para a triagem e o Spa Pet. Ela reconheceu a importância da iniciativa, especialmente considerando a quantidade de cães e gatos nas ruas e os possíveis acidentes. "O trabalho conjunto da Prefeitura e do Governo é fundamental para a segurança dos animais.", avaliou.

Andreza Maia, auxiliar administrativa, expressou sua satisfação com o evento. "Agradeço pelo trabalho realizado. Iniciativas como essa devem ser repetidas, pois beneficiam toda a comunidade e seus animais.", disse.

Maria Sena, vendedora, também participou da ação, trazendo cães e gatos para a triagem. Ela destacou a importância da verificação para a castração e elogiou a parceria entre as gestões. "Essa parceria entre as gestões foi ótima, pois também luto por nossos animais.”, finalizou.