Piripiri recebe oficina que promove debate sobre Mortalidade Materna e Infantil

A Oficina de Vigilância do Óbito de Mulher em Idade Fértil (MIF), Materno, Infantil, Fetal e Causa Mal Definida - Região de Saúde Cocais aconteceu nos dias 18 e 19 de abril de 2024, na cidade de Piripiri. O evento teve lugar no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery.

"Reduzir e prevenir a mortalidade materna, infantil e fetal é uma prioridade do Governo do Estado do Piauí. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT)/Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), juntamente com suas respectivas áreas técnicas e o Comitê Estadual de Prevenção de Óbitos Materno, Infantil e Fetal, tem promovido oficinas e fóruns em todo o Estado. O objetivo é discutir estratégias de controle, prevenção e redução da mortalidade no Estado do Piauí e qualificar os profissionais", afirmou Joselma Oliveira Rodrigues Alves, vice-presidente do Comitê de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Estado do Piauí.

Hilton Osório, vice-prefeito, representou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro no evento. "Este é um evento de extrema importância, pois orienta, organiza e previne para que as mulheres não tenham problemas ao dar à luz. Estou extremamente satisfeito com o sucesso deste evento realizado aqui", afirmou.

Tatiana Monteiro, coordenadora da Regional de Saúde de Piripiri, ressaltou a relevância do momento. "Foi uma ocasião muito importante, pois fazemos parte de um comitê que visa evitar essas mortes. Precisamos do engajamento de todos os profissionais de saúde de nossa cidade e dos municípios vizinhos", destacou.

Guilherme Lopes, secretário da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), também comentou sobre a relevância da oficina. "Piripiri foi agraciada com esse evento, e a gestão da prefeita Jôve Oliveira deu todo o apoio necessário. Esta oficina discutiu a mortalidade infantil e fetal, sendo um momento oportuno que merece toda a nossa atenção, com foco na prevenção e nos cuidados", concluiu.