• Foto do escritorSESAM

Prefeitura de Piripiri promove capacitação sobre saúde do trabalhador

Na manhã desta segunda-feira (25/04), a Prefeitura Municipal de Piripiri por meio da Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (SESAM) realizou no Auditório Osíris Neves de Melo (Praça de Eventos), uma capacitação com o tema Saúde do Trabalhador, destinada aos profissionais da Atenção Básica (médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde), Nasf, Centro de Testagem e Aconselhamento, Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) e o Departamento de Vigilância em Saúde.

O encontro faz parte do movimento Abril Verde e teve a participação do Centro Estadual de Referência de Saúde do Trabalhador do Estado do Piauí (CEREST), de Teresina, que tem a finalidade de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

O evento teve as seguintes palestras: Notificações em Saúde do Trabalhador, Cuidados no Ambiente de Trabalho e Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica.

“Essa Capacitação em alusão ao Abril Verde diz muito a respeito da segurança no trabalho, saúde e segurança do trabalhador. Fizemos aqui um grande evento. Trouxemos a equipe do CEREST para fazer esse trabalho e orientar nosso profissional de saúde. A nossa gestora, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, se sensibiliza muito com o nosso trabalho e essa capacitação ajuda tanto o profissional quanto a população”, explicou Katiúscia Souza, coordenadora do departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS).

Vera Cavalcante, técnica do CEREST, falou sobre a capacitação. “Nós estamos no Abril Verde que fala sobre saúde e segurança nos ambientes do trabalho e estamos fazendo uma conversa com o pessoal da atenção básica, principalmente na questão dos agravos que não deve ser esquecida pelas secretarias do Piauí. A pandemia nos trouxe alguns ensinamentos e os cuidados devem permanecer, como por exemplo, continuar distanciamento e uso de máscaras, já que ela não acabou”, finalizou.