• Foto do escritorSESAM

Prefeitura de Piripiri faz novo teste em massa de 350 pessoas para rastrear o novo coronavírus

Nesta quinta (08), os profissionais do programa Busca Ativa, NASF e Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) estiveram no ginásio poliesportivo Pedro Evangelista de Sousa “Pedro Velho”, nas proximidades do Centro Administrativo em Piripiri, fazendo um novo teste em massa para detectar o novo coronavírus.

O morador do bairro Vista Alegre, Derivaldo Sousa Pereira, fez o teste após dois casos na família, mas o resultado deu negativo. “Graças a Deus está sendo bem eficaz esse trabalho. Bom para gente que não tem condições de fazer um exame particular e faz pela Prefeitura. Estou satisfeito”, revela o morador.

De acordo com a coordenadora do programa Busca Ativa, Katiúscia Souza, os testes estão sendo feitos com pessoas que tiveram contato com quem teve o vírus, por meio do contato intrafamiliar. “O nosso apelo à população é para que nos ajudem, fazendo o isolamento social, fazendo o uso de máscara, que hoje é vital, evitando aglomeração”, destaca.

Katiúscia Souza lembra que não basta a SESAM fazer essas ações, divulgar nas rádios, fazer lives pelas redes sociais se a própria população não ajuda. “Aqui é um trabalho conjunto da Secretaria de Saúde, do NASF, Vigilância Sanitária do programa Busca Ativa, da prefeita Jôve Oliveira Monteiro, mas também junto com a população”, frisa a coordenadora.

“A população tem que nos ajudar, tem que se conscientizar, evitar aglomerações nos fins de semana, nos feriados que estão surgindo. Então, gente, vamos fazer uso de máscara, vamos andar com as mãos higienizadas. Se você for ao supermercado, vá só você, não precisa levar seu filho. Quando for ao Centro, se organize para ir e resolver tudo de uma vez e não ter que ir várias vezes. Então, vamos nos ajudar porque só assim a gente vai vencer essa pandemia”, apela a coordenadora do programa Busca Ativa, Katiúscia Souza.