Prefeitura de Piripiri disponibiliza tratamento gratuito contra Tabagismo

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), está fazendo um tratamento com tabagistas na UBSF 13 do bairro Matadouro, zona Oeste de Piripiri. O objetivo é fazer com que esses usuários deixem de fumar com ajuda profissional.

Uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistente social e fisioterapeuta, enfermeiro e médico acompanha o grupo de 32 pessoas para dar suporte ao programa de controle de tabagismo.

“Estamos, atualmente, com um grupo de tabagistas com 32 pessoas fazendo esse tratamento, desde o início do ano, com uso de adesivo de nicotina. Já são oito pessoas que desistiram de fumar em menos de dois meses”, afirma o Carlos Alberto, coordenador e enfermeiro da UBSF 13 do bairro Matadouro.

Carlos Alberto está animado com o resultado e defende que a experiência seja levada para outros lugares. “A gente precisa de mais informação e mais divulgação não só para Piripiri, mas para outras cidades”, defende. ‘

“Nós passamos por uma capacitação, recentemente, para estarmos preparados para dar esse suporte para toda população que deseja se libertar do fumo. A gente sabe que é muito difícil. A dependência vai muito além só da vontade, então, tem que ter todo esse acompanhamento profissional”, explica a psicóloga Ana Laísa da USBF 13.

A fisioterapeuta Taís Amanda, que integra a equipe da UBSF 13, lembra que as reuniões são semanais, mas o tratamento é individual. “Cada um recebe sua respectiva dose do medicamento, que é o adesivo de nicotina, para ele reduzir a quantidade de cigarro, sem sofrer ali com a questão da abstinência”, observa.

O usuário da UBSF do Maradouro, Luís Gonzaga da Silva, revela que eu não acreditava no tratamento, mas deixou de fumar. “Achava que era meio difícil, mas vim procurar o tratamento. Nos quatro [primeiros] dias, eu decidir parar de fumar e parei. No dia 10 de abril vou fazer um mês [sem fumar]”, revelou.

“Eu fumava muito, mas estou maneirando e com fé em Deus eu vou parar. O tratamento está ótimo, uma beleza”, finalizou Francisca Maria da Conceição, também atendida pela UBSF 13.