Prefeitura de Piripiri adere ao Garantia Safra 2023/2024

Foi realizado nesta quinta-feira (28/09), reunião para informações sobre o Garantia Safra 2023/2024, em Piripiri. O evento aconteceu na Casa dos Conselhos, Jéssica Monteiro Melo, e teve apoio da Prefeitura Municipal de Piripiri e coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

“A nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro aderiu mais uma vez, e esse ano teremos 300 vagas, STR e a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) estiveram juntos com a gente e abrimos as inscrições para o 5 de outubro, no EMATER. Gostaria de salientar que a nossa prefeita fez adesão ao programa em 2021 e nos atendeu em tudo. Será disponibilizada uma ajuda de R$ 1.200 Reais para o agricultor que atenda as exigências”, disse Wilson Andrade, secretário da SDR.

Rita Vieira, secretária de Políticas Agrárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri (STR), falou sobre o momento. “O Garantia Safra é muito importante para os nossos agricultores e estamos felizes de estarmos aqui, porque lutamos pela nossa agricultura familiar”, explicou.

Gerislvaldo Moreira, técnico da SADA em Piripiri, também estava presente. “Um dia importante para os agricultores. O Garantia Safra ajuda muito quem tem menor renda. Eles têm que ter renda mensal de um salário e meio, eles têm que ter cadastro na ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária) ou Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), ativos) para poder receber. Agradecemos à prefeitura por ter aderido”, finalizou.