top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeita trata com representantes da FUNASA e UNICEF sobre novo projeto na área de água, saneamento

A Prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, acompanhada de técnicos do município, recebeu nessa quinta-feira (15/12), no Palácio do Povo de Perypery, membros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para tratar de assuntos referentes à higienização e água potável na comunidade Bela Vista, zona Rural do município.

“Nós estamos aqui para cumprir uma agenda de compromisso entre a Funasa e o UNICEF e Prefeitura de Piripiri, para implantação de ações de água saneamento e higiene na comunidade Bela Vista, com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas", explicou Danda Oliveira, educadora de saúde da FUNASA.


Segundo a educadora, as entidades dão continuidade a um trabalho iniciado em 2019, quando houve a implantação da tecnologia chamada Salta Z, que veio para proporcionar melhoria na qualidade da água daquela região para as crianças que estudam na escola Luís de Sousa Cavalcante, na comunidade Bela Vista


"Hoje estamos fazendo planejamento para implantar outro programa, o WASH, sigla em inglês que significa água, saneamento e higiene. Todas as crianças, professores, deverão estar sendo envolvidos nessa nova missão de prevenir e controlar determinados agravos relacionados com a água e saneamento, beneficiando cerca de trinta localidades do entorno da Bela Vista", pontuou Danda Oliveira.


Raul Guerrero, do UNICEF, especialista para a área de saneamento e higiene do semiárido, faz parte da missão junto à Prefeitura de Piripiri nas comunidades. De acordo com Guerrero, o grupo teve três dias para entender um pouco da realidade da comunidade Bela Vista.


"Temos esses dias para saber quais as necessidades na área de água, saneamento e higiene. Estamos querendo melhorar esses indicadores e, assim, melhorar a qualidade de vida e saúde de crianças e adolescentes dessa comunidade.", explicou. Segundo ele, a Prefeitura de Piripiri tem recebido respondido muito bem as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF e isso foi uma motivação para a entidade propor mais ações para o município, que deverão ser iniciadas já no primeiro semestre do ano de 2023.


“Piripiri foi escolhida, na Escola Luís de Sousa Cavalcante, na comunidade Bela Vista, para participar desse projeto com o objetivo de implantar ações água, saneamento e higiene, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade escolar. Nós adotamos mais essa prioridade e com essas parcerias vamos enfrentar essas dificuldades. Dessa forma, queremos agradecer ao UNICEF e Funasa pela parceria, finalizou Jôve Oliveira Monteiro, prefeita de Piripiri.


Além de Piripiri, no Piauí, apenas outro município, na Paraíba, desenvolve o projeto Salta Z no Nordeste. A visita dos técnicos que encerrou no dia 15 de dezembro, faz parte do processo de acompanhamento e monitoramento do projeto que apresenta solução alternativa simplificada de tratamento de água, um dos problemas que afetava a comunidade.


O projeto Salta Z é desenvolvido em Piripiri em parceria com a Prefeitura de Piripiri, por meio das secretarias municipais de Educação (SEDUC) e da Saúde (SESAM). Há cerca de um ano, o projeto foi implantado na escola na comunidade Bela Vista e a realidade de consumo de água já mudou completamente.

bottom of page