Piripirienses são escolhidos para receber a honraria da Comenda Juncal

Foram eleitos na noite dessa terça (20/07), em sessão solene realizada no Palácio do Povo de Pery Pery para a concessão da Comenda Juncal, seis novos comendatários, três deles receberão homenagem póstuma.

Em votação acirrada, foram apresentados 17 nomes com suas respectivas biografias para a votação secreta que elegeu seis pessoas que irão receber a Comenda Juncal. Seis é o máximo de homenageados previsto na Lei Nº 686 de 20/06/2011 que altera a Lei nº 140 de 18/06/1984, que criou a honraria. Foram eleitos como novos comendatários da Comenda Juncal: o jornalista Álvaro Luiz Carneiro; o frade e pároco da paróquia de nossa senhora dos remédios de piripiri de Piripiri, Antônio Leandro da Silva e o empresário e advogado Átila de Melo Lira Filho.

Também foram escolhidos para receber a homenagem póstuma: o combatente de guerra Raimundo Gomes das Neves que lutou na Guerra do Paraguai, a professora e ex-secretária de Educação de Piripiri, Eliane Maria da Silva Teles e a dona de casa e humorista, Zulmira Ramos de Melo.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, abriu a solenidade de votação da Comenda Juncal 2021, acompanhada do vice-prefeito Hilton Osório e outras oito autoridades do Poder Judiciário, Câmara Municipal, 3ª Gerência Regional de Educação, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Governo do Estado, Exército e OAB.

A gestora falou do processo de votação e adiantou que a Prefeitura vai homenagear os eleitos no dia 30 de julho. “Uma votação acirradíssima. São seis piripirienses ilustríssimos, alguns nascidos, outros adotados por esta terra. Três deles vão receber homenagens póstumas, três vivos com saúde, graças a Deus. A data de homenagem será no dia 30 de julho”, destaca a gestora. “É muito importante porque é um reconhecimento da sociedade de um modo geral, de nomes, de vultos que de certa forma contribuíram para o desenvolvimento da cidade”, assinala o juiz da 2ª Vara da Comarca de Piripiri, Raimundo José Gomes.

O presidente da Câmara, Alan Osório, destaca que participar da votação da Comenda Juncal foi um momento importante participar da votação. Também votaram para eleger os novos comendatários: o subtenente de Infantaria do Exército Brasileiro e comandante do Tiro de Guerra 10/021, Marcondes Rodrigues Brandão; o gerente da 3ª GRE, Regiomar Pinto; e o diretor do Museu de Perypery, Luís Mário Morais Getirana.

Votaram na sessão solene, ainda: o chefe do Núcleo de Policiamento da PRF, Eduardo Henrique Monteiro Furtado; Tenente do 12º Batalhão da Polícia Militar, Benedito Mariscal de Araújo; representante da Agespisa, Thiago Freitas Pereira; e a representante da OAB, Subseção de Piripiri, advogada Antônia Mariele Cirley Martins Rodrigues.