Momento Inspiração Rosa da SESAM acolhe paciente e esclarece sobre combate ao câncer

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou, nesta quarta-feira (26/10), o Momento Inspiração Rosa. O evento aconteceu no Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Espedito Rezende, zona Sul de Piripiri. O Momento acolheu e foi palco de palestras sobre o delicado tema do câncer de mama e faz parte da Campanha Outubro Rosa.

“Esse evento é muito importante! Um acontecimento como esse, que acolhe pessoas com câncer de mama, significa muito e é necessário dizer que lutamos contra o câncer nessa gestão, todos os 365 dias do ano”, disse o vice-prefeito Hilton Osório.

“Muito sério o quesito alimentação do paciente oncológico e às vezes esquecemos de falar nisso. Discutimos esse assunto na palestra voltada para o paciente, o que se deve acrescentar e o que deve ser retirado no dia-a-dia”, disse o palestrante Luís Melo, nutricionista.

O secretário Gabriel Mauriz, da SESAM, falou sobre o momento. “Foi um momento de muita conversa, de ouvir as mulheres que estão tratadas e as que estão em tratamento, seus direitos e o controle alimentar. Vamos seguir esse trabalho, conscientizando as pessoas”, explicou.

“Eu venho enfrentando um câncer há quatro anos, sigo firme e forte, tenho esperança de cura e quero mostrar que ele pode ser tratado", disse a paciente Michele Mascarenhas.

O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens. Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.