• Foto do escritorSESAM

Janeiro Roxo: SESAM realização capacitação sobre Hanseníase

Foi realizada dia, 19/Jan, pela Prefeitura Municipal de Piripiri por meio da Secretaria de Saúde Municipal - SESAM, mais um treinamento em alusão ao Janeiro Roxo, mês de combate à Hanseníase.

Através do Departamento de Vigilância em Saúde - Coordenação de Hanseníase foi promovida uma manhã de capacitação sobre a doença para os profissionais de saúde, como Médicos, Enfermeiros e Fisioterapeutas e teve como palestrante Olívia Dias, Prof. da UFPI e voluntária do MORHAN (Movimento de Reintegração das pessoas atendidas pela Hanseníase).

O evento aconteceu na Faculdade Chrisfapi. “Esse momento foi de grande relevância para os profissionais, pois permite a atualização de conhecimento sobre novas abordagens aos pacientes acometidos pela Hanseníase, além da troca de experiências”, disse Olívia.

A coordenadora de Hanseníase, Denise Paiva Ximenes, reforça que "a hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio, o tratamento tem que ser realizado corretamente pelo período recomendado pelo médico, já que atinge pele e nervos", disse.

Para a superitentente de saúde, Carla Nayara, é urgente que a pessoa procure o posto de saúde se tiver sintomas. “A nossa recomendação é que procure o posto mais próximo se tiver algum sintoma, nossa equipe está preparada para a condução”, finalizou a superintendente.