• Foto do escritorSETAS

Inaugurada em Piripiri, a Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo

Foi inaugurada nesta segunda (09/08), pela Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), a Casa dos Conselhos de Piripiri Jéssica Monteiro Melo. O espaço, que vai abrigar 11 conselhos, sendo oito da área da Assistência Social e três da área da Educação, fica no Centro Administrativo, zona Leste da cidade.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, falou da emoção de homenagear a sobrinha Jéssica Monteiro Melo, morta em 1º de março de 2016, aos 22 anos, após suicídio. A chefe do Executivo disse que fará grandes homenagens a pessoa do povo de Piripiri. “Eu procurava um local que representasse tudo aquilo que a Jéssica, em vida, nos transmitia, que era cuidar de gente, se preocupar com as pessoas. Ela tinha esse olhar para as pessoas e para os animais”, declara a prefeita.

“Muito emocionada e muito grata por essa homenagem à minha filha. Que a Casa dos Conselhos possa ser um local onde possam ser validados os cuidados e que seja discutido como cuidar das pessoas”, disse a odontóloga e mãe da homenageada, Betânia Maria de Oliveira Monteiro, que chamou atenção para o fenômeno complexo que é o suicídio por se tratar de um problema de saúde pública.

A secretária da SETAS, Cínthia Rezende, destaca que a nova sede da Casa dos Conselhos está instalada em um prédio próprio, novo e bem equipado. “Hoje (09/08), o município de Piripiri dá um passo importante no âmbito do fortalecimento da gestão democrática. Uma gestão pensada para o povo e construída com o povo, como costuma dizer a nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro”, frisa a secretária.

O deputado federal Flávio Nogueira e o filho, o também deputado estadual e secretário do Estado de Turismo (SETUR), Flávio Júnior, que são médicos, falaram sobre a depressão, uma doença que atinge muitas pessoas e que precisa da atenção das autoridades. Os dois parlamentares trouxeram R$ 11,6 milhões em emendas pra Piripiri. Parte desses recursos vai ser usada para área da Saúde.

“Uma Casa de apoio como essa é muito importante. Sem dúvida, para escutar as pessoas. Quebrar esse tabu que muita gente tem com relação à depressão”, disse o secretário Flávio Nogueira Júnior. Já o deputado federal Flávio Nogueira parabenizou a prefeita pela obra. Essa casa de Conselhos, deve ser uma casa de discussão, seminários e que a sociedade possa estar discutindo os problemas sociais da cidade”, ressalta.