Centro de Saúde da Mulher de Piripiri recebe visita do COREN - PI

A Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), Mageany Barbosa, visitou nessa quinta-feira (23/03) o Centro de Saúde da Mulher de Piripiri. A conselheira disse que o objetivo da visita é fazer um acompanhamento do projeto de capacitação aos profissionais de enfermagem desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Piripiri e Secretaria de Saúde do Município (SESAM).

"Temos um projeto desenvolvido em cooperação técnica com a SESAM de Piripiri e nosso intuito é o de capacitar enfermeiras obstetras com o uso da ultrassonografia. Esse recurso está disponível para a população mais carente e reduzindo a mortalidade materna”, disse a conselheira do COREN-PI, Mageany Barbosa.

Para a enfermeira Mara Viana, que trabalha no projeto, o resultado é animador. “Ele veio numa hora certa. A fila de espera era muito grande e muitas mulheres carentes que não tinham como realizar o ultrassom. A gestão está de parabéns por essa tecnologia e que está acessível a todos. Ele existe desde outubro de 2022 na nossa cidade”, explicou.

“Estamos recebendo o COREN aqui hoje (23) em Piripiri, vendo o sucesso desse grande projeto desenvolvido aqui no Centro de Saúde da Mulher por nossas enfermeiras, estão diminuindo a fila de espera, com ultrassom de qualidade e depois de terminada a consulta, já entregamos o resultado para o tratamento de pré-natal”, disse a secretária Beatrice Pimentel, da SESAM.

Juliany Barbosa, coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, falou sobre a visita. “Estivemos recebendo o COREN nesta quinta-feira (23), que veio avaliar o serviço de nossa enfermagem obstétrica. Com o ultrassom realizado aqui, estamos baixando o risco do óbito fetal e maternal. A procura é muito grande e isso ajuda muito", finalizou.