Carreta de combate a Hanseníase presta atendimento em Piripiri

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM) está deixando a disposição da população a Carreta da Saúde no combate à Hanseníase. Os serviços ofertados são: consultas médicas com avaliação dermatológica de manchas suspeitas de hanseníase, atendimento de enfermagem, avaliação de fisioterapia e realização de baciloscopia para hanseníase.

“A carreta é uma parceria do Ministério da Saúde com o Estado e o município, estamos aqui para oferecer serviços e testar quem está com hanseníase ou não. A carreta terá atendimentos específicos com as pessoas que tem alguma lesão sugestiva para auxiliar no diagnóstico. A hanseníase apresenta manchas nas peles das pessoas e tudo isso pode ser verificado. É bom dizer que ela tem cura”, disse Denise Paiva, coordenadora do setor de Hanseníase em Piripiri.

A carreta está instalada na Praça da Bandeira, das 7 às 14 horas, até quarta-feira, 25 de maio de 2022. A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. Ela pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.