CAPS II de Piripiri lembra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com encenação teatral

Com intuito de sensibilizar a população sobre o dia 18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Saúde Municipal (SESAM) e do Centro de Atenção Psicossocial de Piripiri (CAPS II), realizou nessa quarta (18/05), uma encenação teatral com os profissionais do Centro. Na ocasião, foi mostrado aos presentes como era o tratamento das pessoas no passado e como é feito hoje no CAPS II por meio da arte cênica.

A coordenadora do CAPS II, Letice Ribeiro, lembra que o conceito de internação forçada nos manicômios e hospitais psiquiátricos do país foi repensada com o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. “Já são três décadas que essa luta começou e, por isso, precisamos exaltar aos usuários para que fiquem cientes de que existe uma política voltada para dar qualidade na assistência da saúde deles”, frisa a terapeuta ocupacional.

“As pessoas eram esquecidas à própria sorte, sofrendo o abandono da família e da sociedade, mas com a luta antimanicomial esses conceitos foram repensados e a pessoas com sofrimento psíquico têm hoje, atendimento humanizado, retorno da sua cidadania, retorno familiar, a sua reinserção social, por meio de serviços como o do CAPS”, explica Letice Ribeiro.

Letice Ribeiro destaca que O CAPS II de Piripiri promove essa reinserção das pessoas na sociedade que “passaram muito tempo segregadas, e, que, hoje, são acolhidas, inseridas e têm a sua vida social, familiar, laboral resgatada”, afirma a coordenadora.

O médico psiquiatra do CAPS II, Jordano Sampaio, explica que a data é uma oportunidade de se falar do atendimento humanizado. “A melhor forma de promover a saúde vai ser sempre prevenir. Então, o CAPS tem esse intuito de tratar o paciente acometido de uma doença, mas além de tudo, de psicoeducar, educar o paciente, a família, mas educar todos que têm acesso ao CAPS com políticas de prevenção e promoção com aulas e palestras”, pontua Sampaio.