Alunos da escola municipal Rural do DNOCS participam de palestra educativa sobre trânsito

Nessa quarta (08/06), os estudantes da Escola Municipal Rural do DNOCS no povoado Caldeirão, zona Rural de Piripiri, assistiram uma palestra educativa ministrada por integrantes da Escola Piauiense de Trânsito. O evento é uma das ações educativas do Programa Vida no Trânsito desenvolvido pelo DETRAN em parceria com Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SUTRAN).

A coordenadora do DETRAN em Piripiri, Vanessa de Araújo, destaca que é importante a implementação de políticas na educação e segurança no trânsito. “Trazendo essa palestra para a escola Rural do DNOCS, estamos conscientizando os alunos na segurança do trânsito, e, isso é muito benéfico para a comunidade e para a cidade”, frisa Araújo.

“Atualmente, temos 236 alunos na escola, mas aqui estão alunos de 6º ao 9º que assistiram a palestra que visa reduzir o número de acidentes de trânsito. A gente está feliz porque essa temática muito importante que visa conscientizar os alunos”, afirma o diretor da Escola Municipal Rural do DNOCS, Crislan de Sousa Moura.

O educador de trânsito da Escola Piauiense de Trânsito, James de Sousa Ribeiro, explica que “o trânsito é um espaço coletivo que está ligado intimamente à vida das pessoas, mas para que haja trânsito seguro é preciso que cada integrante adote critérios com ética e responsabilidade para evitar acidentes de trânsito”.

“O trânsito é um problema social e, por isso, a sociedade como um todo tem obrigação de respeitar e obedecer às leis do trânsito. Não adiante cobrar dos alunos comportamento correto se ninguém se preocupou em sensibilizar dos direitos e deveres que toda pessoa tem que ter com o problema do trânsito”, adverte a educadora de trânsito, Oneide Santos.