SETAS e SESAM realizam palestra educativa pela Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Piripiri, por meio das secretarias municipais de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde, realizou, na última sexta (24/02), uma ação intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento constou de uma palestra educativa com a participação de pais e responsáveis das crianças e adolescentes atendidos pelo município.

As crianças e adolescentes são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II), ambos vinculados a SETAS.

A ação tem o intuito de disseminar orientações a respeito da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, previsto pela Lei 13.798 de 12019.

A palestra foi proferida pela enfermeira Laisa Garcia, a qual abordou sobre a importância do diálogo como um papel fundamental na prevenção da gravidez precoce; as consequências na saúde física, mental do adolescente; e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e métodos contraceptivos.

Foi uma oportunidade de levar informações que são importantes medidas preventivas e educativas que ajudam na redução da incidência da gravidez na adolescência

A palestra é uma das ações da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como tema “Não Pule Etapas!”. Após a explanação, houve vários depoimentos de pessoas que consolidam a estratégia e disseminação de ações intersetoriais, voltadas para a comunitária e de teor educativo.