Representantes do governo do estado de Goiás conhecem em Piripiri Projeto Saúde Digital

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu em Piripiri representantes da Secretaria de Saúde do governo estadual de Goiás, que visitaram nesta segunda (13/11), o projeto Piauí Saúde Digital instalado em Piripiri desde 24 de abril de 2023. O objetivo da visita foi o de conhecer in loco o funcionamento do programa que já atendeu 20 mil piripirienses só este ano. Eles visitaram o Espaço de Saúde Indígena, O Centro de Imagem Municipal (CIM), o Hospital Chagas Rodrigues e a UBSF do bairro Matadouro.

O investimento no projeto da Saúde Digital é de R$ 2.501.760,00, provenientes do Tesouro Estadual. O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS. O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues. Para viabilizar a operação do projeto, 250 profissionais já receberam treinamento.

“Abraçar nosso governador Rafael Fonteles que escolheu Piripiri para ser a capital da Saúde Digital no Brasil. Estamos recepcionando amigos de Goiás para lhes mostrar a eficácia desse programa que atende as pessoas na UBSF ou até mesmo via celular em casa ou onde você estiver. Estamos mudando a vida de pessoas simples, carentes, evitando doenças de forma precoce”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

"Nossa intenção foi conhecer e ver como podemos otimizar esse fluxo de atendimento. A Telemedicina encurta o contato entre médico e paciente. Ficamos fascinados com o trabalho em Piripiri. O mais interessante que vimos aqui foi essa funcionalidade e ficamos muito felizes com tudo que presenciamos”, disse Márcio César, subsecretário de Tecnologia de Informação do Governo de Goiás.

Amanda Melo, superintendente de Regulação de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, falou sobre o que viu. “Muito interessante o que vimos na prática. Muitos benefícios foram feitos, visitamos muitos pontos e foi ótimo. Fizemos consultas, conversamos com pessoas que foram atendidas e vislumbramos um atendimento de excelência”, falou.

Antônio Luís Soares, secretário de Saúde do Piauí, comentou a visita. “Estamos satisfeitos e isso mostra o valor desse sistema. O atendimento está mais rápido e reduzimos filas e custos. O Ministério da Saúde e os estados estão vindo ver na prática”, salientou.

Beatrice Pimentel, secretária de Saúde de Piripiri, estava presente. “Muito importante essa visita, o que mostra que o nosso trabalho está dando certo. Eles vieram conhecer um serviço que funciona. Cerca de 20 mil pessoas foram atendidas em sete meses”, afirmou.

Kaylane Alves, coordenadora do Saúde Digital em Piripiri, deu mais detalhes. “O projeto veio para salvar vidas e as pessoas estão vendo isso. Somos os primeiros no Brasil. Ele serviu para dar mais resolutividade em todas essas questões de saúde”, explicou.

“Sempre importante uma visita como essa. Um prazer receber os colegas de Goiás e mostrar nossa realidade. Já evoluímos muito e a integração está ótima, os sistemas estão rápidos e bem melhores. Só quem ganha é a população”, concluiu Gabriel Mauriz, diretor do Hospital Regional Chagas Rodrigues.