Rafael Fonteles e prefeita Jôve Oliveira Monteiro inauguram Projeto Piloto Piauí Saúde Digital

O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, esteve em Piripiri, nesta segunda-feira (24/04), acompanhado da prefeita Jôve Oliveira Monteiro e diversos políticos e autoridades, onde inaugurou a implantação do Projeto Piloto Piauí Saúde Digital, na UBSF 13, unidade representante das 31 UBSF’s que recebem o sistema, e no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR). No Centro de Especialidades Dr. Adauto Rezende inauguraram o Centro de Imagem Municipal (CIM)"Raulino Pereira da Silva".

“Piripiri é a capital do mundo e hoje está se materializando. A Telemedicina, que faz parte do Piauí Saúde Digital, está sendo implantada hoje em Piripiri e depois no restante das cidades do Estado do Piauí. O laudo é imediato. Vamos conseguir tratar as doenças dessa forma. É um projeto revolucionário que muda a realidade da saúde pública no Piauí e no Brasil; ele aproxima com as teleconsultas, com velocidade e resolutividade. Já o Centro de Imagem Municipal - CIM é um ponto de referência para quem quer esses equipamentos conectados com nosso sistema de saúde, oferecendo exames tais como ultrassom e de tomografia, de graça”, disse o governador.

A prefeita Jôve Oliveira falou sobre esse grande dia. “Aqui a meta é salvar vidas. Hoje demos dois grandes passos para isso. Esses dois passos de hoje mostram que essa é nossa missão: cuidar dos mais pobres e a Telemedicina e o CIM servem para isso, para as pessoas que precisam de uma saúde gratuita. Esse é meu trabalho com muito amor e responsabilidade”, garantiu a prefeita.

“Muito importante a Telemedicina para a cidade de Piripiri e para o Piauí. Estamos começando aqui esse trabalho. O importante é que é um sistema integrado com essa tecnologia, onde o paciente será visto de forma total por esse grande sistema que é o Piauí Saúde Digital”, afirmou Antônio Luís Santos, secretário de Saúde do Estado.

Carlos Alberto, enfermeiro e coordenador da UBSF 13, falou sobre o projeto. “Uma prática diária que aproxima mais ainda a UBSF do paciente. Piripiri está de parabéns, pois estamos sendo pioneiros”, explicou.

“Com certeza aqui no Hospital Regional Chagas Rodrigues, o nosso ponto de Tele Saúde é um sucesso. Nós mandamos sempre o paciente para esse projeto. O paciente vem para o Pronto Socorro, ele é classificado pelo risco e encaminhado para o projeto”, afirmou Gabriel Mauriz, diretor do HRCR.

A secretária de Saúde, Beatrice Pimentel, disse que o dia foi especial. “Estamos instalando hoje o maior projeto de saúde que o nosso município já teve e vamos levar uma saúde de qualidade para todos. Já o CIM vai trazer a nossa população para exames de forma gratuita, isso é ótimo”, explicou.

“De fato, o povo vai ser o maior beneficiário desse trabalho de hoje. Aqui no CIM foi uma verdadeira corrida para entregar o quanto antes este trabalho no dia de hoje. Aqui irão funcionar exames de tomografia, mamografia, raio x, ultrassom e eletrocardiograma”, disse Patrícia Pimentel, coordenadora do Centro de Especialidades Adauto Rezende.

Presente aos eventos, o deputado federal Flávio Nogueira analisou as inaugurações. “Hoje a capital da saúde do Piauí é Piripiri, com a parceria do governo do Piauí e a força da prefeita Jôve. São tecnologias novas e agora essa cidade é referência de integração e rapidez na saúde pública”, finalizou.

A Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.