Prefeitura garante apoio logístico para realização da 15ª Romaria da Terra e da Água em Piripiri

Neste fim de semana (dias 16 e 17/07), Piripiri recebeu cerca de 5 mil romeiros que vieram participar da 15ª Romaria da Terra e da Água em Piripiri. Com o tema Terra e Água: Direitos Sagrados, a Romaria trouxe ao município romeiros vindos de 80 cidades e de oito dioceses da Igreja Católica no Piauí.

A Prefeitura de Piripiri em parceria com o Governo do Estado garantiu apoio logístico para a realização do evento religioso e de cunho social. Dezenas de profissionais da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUTRAN), Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), Corpo de Bombeiros, Samu 192, foram mobilizados para dar cobertura.

“Pela primeira vez em 112 anos de emancipação política de Piripiri tivemos a realização a oportunidade de receber a 15ª Romaria da Terra e da Água. Era um evento muito esperado, depois de anos de pandemia, por isso estamos muito felizes com o resultado. Tudo aconteceu de forma tranquila e ordeira”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

A gestão municipal garantiu trio elétrico, alimentação para os romeiros, escolas municipais para abrigar os romeiros, banheiros químicos entre outros serviços. O Governo do Estado mobilizou Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros instalados no Centro Integrado de Segurança, montado próximo a igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

A governadora Regina Sousa revelou que sempre participou da Romaria da Terra e que aguarda a pauta de reivindicações da 15ª Romaria da Terra e da Água. “Então, eu sempre participo, independente de Governo ou não, e, agora disposta a receber a pauta que sair daqui para gente tentar construir junto. O governo não faz sozinho, a gente tem um grupo de trabalho, igreja e governo, exatamente para encaminhas essas coisas”, afirma a gestora

“Graças a Deus tivemos êxito, resultados perceptíveis. Quero agradecer aos órgãos públicos, aqui em Piripiri, nas pessoas da prefeita Jôve Oliveira Monteiro e do presidente da Câmara, Alan Osório, houve grandes contribuições. O povo de Piripiri simples também contribuiu com muitas coisas. Então, estou muito feliz e celebramos essa missa pelas conquistas dessa 15ª Romaria da Terra e da Água”, disse Frei Antônio Leandro, OFM um dos coordenadores da Romaria.

O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, destaca que o trabalho da Secretaria foi preventivo e de orientação aos romeiros. “Foi um momento muito gratificante receber os romeiros e oferecer os nossos serviços de Saúde em Piripiri. Fizemos um trabalho preventivo e de orientação tanto na recepção dos romeiros, nas oficinas, na Tribuna do Povo e também na caminhada de encerramento da Romaria”, frisa o secretário.

O major Tales da Polícia Militar disse que o balanço positivo sobre o trabalho feito durante a Romaria. “Conseguimos através de todo o agrupamento das polícias garantir a ordem pública e a sensação de segurança. O evento transcorreu na sua mais pura normalidade”, pontua o militar.