Prefeitura e SEBRAE firmam parceria para implementar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Com o propósito de tirar do papel a lei que criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para incrementar a cadeia produtiva do município, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, esteve reunida, nessa terça (29/03), com representantes do Sebrae/Piauí. O encontro aconteceu no Palácio do Povo de Perypery, na zona Leste da cidade.

A medida é uma das ações do projeto Agro Nordeste, coordenado do Piauí pelo SEBRAE, que está dando assessoria técnica a 21 produtores de duas cadeias produtivas de Piripiri, Caprinos e Ovinos e de Leite e Derivados, desde abril de 2021.

“É necessário efetivar o SIM em nosso município para consolidar a qualidade do produto de quem está produzindo, identificado pela rotulagem. Assim fica mais fácil vender para supermercados e para o comércio”, explica a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, acrescentando que a “Prefeitura de Piripiri vai ajudar nessa comercialização”.

O articulador do Agro Negócio no Piauí, Marcelo Assunção, reconhece que a reunião vai ser um divisor de águas em Piripiri. “Com a implementação do SIM, a gente fecha a cadeia produtiva da agropecuária dentro do município, para estimular a produção”, destaca Assunção.

“Nós vamos implementar o serviço porque até o presente momento os produtores locais produzem bem, mas não tem renda maior porque o produtos não poder ser expostos em supermercados porque não tem certificação”, garante o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Andrade.

O consultor do SEBRAE, Daniel Ribeiro, que acompanha os produtores de leite e derivados em Piripiri, disse que a receptividade tem sido muito boa. “A gente teve uma recepção fenomenal dos produtores. O trabalho, logicamente, é um pouco diferenciado de um para outro, mas eles vêm respondendo da melhor forma possível”, afirma Ribeiro.