Prefeitura e Justiça Federal firmam parceria para instalação de posto avançado em Piripiri

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, reuniu-se com o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, que é coordenador dos Juizados Especiais da Justiça Federal da 1ª Região, que inclui 13 Estados. Na oportunidade, foi firmada uma parceria do município e Poder Judiciário para instalação de um Posto Avançado da Justiça Federal em Piripiri.

O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, e contou a presença da diretoria da OAB-Subseção de Piripiri, secretários municipais, assessores jurídicos do município e representante da Câmara Municipal.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro garantiu que tudo que for necessário para dotar o Posto Avançado da Justiça Federal. “Esse trabalho da Justiça Federal em Piripiri vai evitar que cidadãos humildes, pobres, sem muita informação, que precisam ir a Teresina levado por advogados ou pela assistência social busquem seus direitos aqui”, pontuou a gestora.

“Nós agora temos esse compromisso de trazer a Piripiri o Posto Avançado da Justiça Federal. Isso vai propiciar o acesso mais facilitado, especialmente, a uma população que merece o apoio institucional do estado brasileiro”, explicou o desembargador Brandão, que desde 2006 luta pela instalação da Vara da Justiça Federal em Piripiri.

O magistrado garantiu que a instalação do Posto Avançado deverá ser feito em poucos meses, a critério dos encaminhamentos que serão feitos pelo Diretor do Fórum da Justiça Federal, o juiz federal Bruno Carvalho. “Só falta a Justiça Federal aqui e, agora, certamente a Justiça Federal terá sua participação reduzindo demasiadamente os custos de acesso à justiça, exatamente, para quem merece a justiça”, pontua o desembargador Brandão.

O presidente da OAB-Subseção de Piripiri, Manoel Inácio, agradeceu pela parceria dada a importância da instalação do Posto Avançado da Justiça Federal no município. “O polo é a semente de uma futura Vara da Justiça Federal que tem uma importância imensurável. Então é um ganho para Piripiri e toda região”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal, Alan Osório, garantiu buscar apoio dos demais parlamentares. “A Câmara fica à disposição caso precise aprovar um projeto apresentado pelo Executivo para beneficiar essa implantação desse Polo da Justiça Federal em Piripiri”, afirmou.

Posto Avançado

O Posto Avançado da Justiça Federal deverá atender cerca de 22 municípios da região dos Cocais que abrange perto de 375 mil pessoas. Com isso vai ser possível a realização de audiências e perícias para quem busca benefícios pelo INSS.