Prefeitura de Piripiri apoia evento em homenagem ao Dia do Índio

Com apoio da Prefeitura Municipal de Piripiri, a Comunidade Indígena Tabajara promoveu em sua aldeia, situada na comunidade Tocaia, na zona rural de Piripiri, evento por ocasião do Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril.

“É uma satisfação estarmos aqui e fazermos também uma reflexão sobre as conquistas dos índios de nossa cidade e contemplamos essa verdade de que, graças ao governo do Estado, nossos indígenas têm terra”, disse Marcos Matos, professor e presidente do Conselho Municipal de Cultura.

O Cacique Tabajara, Zé Guilherme, fala sobre o seu dia. “Estamos com força e vivendo na nossa terra. Agradeço a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Só queremos mais apoio para viver juntos dentro do nosso território”, explicou.

O presidente da Associação Indígena de Piripiri, Cícero Dias, fala sobre a importância da data. Essa data tem que ser comemorada todo dia. Hoje temos 246 famílias divididas em seis comunidades de Piripiri: Tucum, Colher de Pau, Itacoatiara, Novo Jenipapeiro, Canto da Várzea e Fonte dos Matos”, concluiu.

O Dia do Índio é celebrado no Brasil em 19 de abril. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943. A data foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.