Prefeitura de Piripiri apoia a realização do V Festival Quilombola

A Prefeitura Municipal de Piripiri deu apoio total ao V Festival Quilombola de Piripiri. O evento aconteceu no sábado, 25 de novembro, e contou com danças, música, teatro, artesanato, oficinas e gastronomia. O evento, realizado na localidade Marinheiro, é uma realização da comunidade e dos quilombos das comunidades Sussuarana e Vaquejador.

“Ajudamos a viabilizar esse dia de luta dos povos quilombolas contra o preconceito. Desde que assumi, estamos contribuindo para essa luta, levando para eles: estradas, educação, saúde, por meio do PSF e ajudando na questão dos idosos. Sempre estaremos juntos nessa ação", disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

“Esse evento é muito importante, pois estamos trazendo cultura para diminuir o racismo. E como é o mês da consciência negra, tornam-se urgentes esses dias de luta”, disse Carlos Anchieta, secretário de Cultura do Estado do Piauí.

Rosimeire Damasceno, do Marinheiro, deu mais detalhes. “A importância de um evento como esse é a de dar nossa visibilidade e provar que resistimos e estamos vivos”, explicou.

Marcos Matos, Superintendente de Cultura da SEJUCE, deu mais detalhes. “Esse momento é de suma importância por causa da reflexão que temos que fazer, que é celebrar essa luta todos os dias. Essas comunidades serviram de alicerce para a construção do povo brasileiro. Estamos ampliando ações de nossa superintendência e dando atenção especial para eles”, concluiu.