Prefeita Jôve Oliveira e diretor do INCT falam sobre o protagonismo do Consórcio Meio Norte

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta sexta-feira (25/08), o diretor presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcos Andrey. Na oportunidade, a prefeita e o presidente do INCT tiveram uma conversa com jornalistas da TV Clube - Globo PI que estiveram em Piripiri para visitar o aterro sanitário da Cidade e levantar informações sobre o primeiro Consórcio Intermunicipal para Composição e Tratamento Integral do Lixo, abrangendo a microrregião dos Cocais e dos Carnaubais. Já em 2024, o consórcio será responsável pela instalação de uma usina biomecânica, capaz de reciclar 100% dos resíduos sólidos, beneficiando 15 municípios e uma população de 214 mil habitantes da região de Piripiri.

“Estamos trabalhando diariamente com consciência ambiental. Recebemos a visita da equipe da TV Clube que ficou impressionada com a usina que vamos instalar na nossa cidade. Esse projeto tem alguns meses; sou a presidente do consórcio, mas há o protagonismo de todos os prefeitos da região. Fomos em Pomerode e outros municípios de Santa Catarina, onde estão muito avançados nessa questão. Nossa luta é ter essa usina aqui. O Brasil está atrasando nessa questão do lixo e Piripiri pode ser a protagonista desta história; com o apoio do Governo do Piauí, vamos conseguir”, disse a prefeita.

Marcos Andrey, diretor presidente do INCT, falou sobre a usina. “Estamos na fase dos estudos preliminares nos 15 municípios, que antecede ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Nesse novo processo, não vamos olhar apenas para a destinação correta do lixo, isso é obrigação. Vamos dar a valorização correta pra ele, sem enterrar nada. Os aterros, por mais normatizados que sejam, já fazem parte do passado e continuarão a gerar chorume e emitindo um dos piores gases de efeito estufa, o Metano, continuando a poluir o nosso planeta. Não vamos enterrar o lixo, ele será valorizado, transformado em biogás, energia, biofertilizantes, material termoplástico", concluiu Andrey.