Prefeita anuncia a edição 2023 do Festival Piripiri Junina para os dias 03 e 04 de julho

Nessa quinta-feira (04/05), a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, reuniu-se com integrantes das quadrilhas juninas São João Dourado e Bela Flor para tratar do Festival Piripiri Junina 2023. Na oportunidade, a gestora garantiu R$ 7 mil de apoio para cada grupo de quadrilha e anunciou que o Festival acontecerá nos dias 03 e 04 de julho.

O encontro que aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, zona Leste da cidade, também serviu para falar sobre a Lei Paulo Gustavo que deverá liberar recursos de apoio à cultura neste ano.

Coube ao professor e historiador Marco Matos (Marcão), que é coordenador do Memorial Espedito Resende, em Piripiri, falar sobre a Lei Paulo Gustavo que prevê recursos nessa área, para todos os municípios do país, da ordem de R$ 3,8 bilhões.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro lembrou que será dada total transparência aos recursos destinados à cultura do município pela Lei Paulo Gustavo. “Nós estamos chamando as categorias na área de cultura. Já falamos com os quadrilheiros, vamos falar com os músicos, atores, povos de terreiros, enfim, todos aqueles que estiverem habilitados em receber esses recursos”, frisou.

“Foi um reunião produtiva onde conversamos sobre as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Foi um diálogo muito bom e conversamos sobre Piripiri Junina, Pirifolia e sobre esporte. Com esses recursos será dado um impulso à cultura de nossa cidade. Estamos aqui para ajudar, incentivar e apoiar esses fazedores de cultura“ disse o secretário da SEJUCE, Marcifran Costa.

O professor Marco Matos (Marcão) lembra que as regras para poder acessar os recursos serão divulgadas, no próximo dia 11 de maio, pelo Ministério da Cultura (MinC). “Em breve, estaremos chamando todos os fazedores de cultura de Piripiri para tratar das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. É importante a presença de todos para fazer uma escuta pública em que o poder público vai dialogar com todos”, destacou.

Williams Paiva, representante da Quadrilha São João Dourado, disse que “é importante essa conversa com os produtores de cultura para a gente saber a maneira correta, os prazos, os valores e poder se organizar e poder concorrer aos recursos da Lei Paulo Gustavo”.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Complementar 195 de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo vai destinar em todo o país cerca de R$ 3,8 bilhões, sendo cerca de R$ 75 milhões para o estado do Piauí. O município de Piripiri deverá receber R$ 550.248,01 de apoio à cultura do município neste ano.