Polícia Militar e Prefeitura de Piripiri promovem formatura para 895 alunos no PROERD

Aconteceu nesta terça-feira, (10/10), em Piripiri, a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar do Piauí. A entrega de certificados aconteceu no auditório do Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Embaixador Expedito Resende. O programa é desenvolvido em Piripiri por meio de convênio entre a Prefeitura de Piripiri e a Polícia Militar, beneficiando quase 900 alunos da rede municipal de ensino.

O PROERD consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

As escolas do município de Piripiri que receberam orientação do programa foram: Adauto Coelho de Rezende, Omar Rezende e Carolina Freitas Lira.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, falou sobre a parceria da prefeitura com a Polícia Militar. “Nós fizemos esse convênio entre a Prefeitura de Piripiri e a Polícia Militar levando a quase 900 alunos da rede municipal de ensino o contato com esse programa internacional que tem sido muito exitoso nos municípios que aderem. Piripiri é uma das poucas cidades do estado a fazer essa adesão e nós temos esse programa como prioridade máxima, pois esses jovens tem o direito de escolher o que é certo. É um programa que visa combater as drogas; dizer não é a alternativa que livra essas crianças de um futuro desastroso. Nós estamos aqui felizes em formar 895 crianças e jovens e claro combatendo exatamente as drogas e a violência no nosso município”, relatou a prefeita.

Sheyvan Lopes, comandante da Polícia Militar, deu mais detalhes. “Desde 2003 estamos trabalhando nesse programa muito especial. Nós vamos às escolas e trabalhamos as crianças e os adolescentes. Sua questão básica é prevenir contra drogas, para que eles sejam cidadãos do amanhã”, explicou.

Tânia Marilda Monteiro, secretária municipal de educação, esteve presente à solenidade com os alunos da rede municipal. “Esse programa ajuda aos alunos a evitar as drogas e crescer dentro da escola. Os policiais vão até às escolas e orientam os alunos. É muito importante a presença deles, pois polícia não é só punir, mas para orientar”, explicou.

A coordenadora geral do PROERD da PMPI, Major Márcia, explica que o programa é um forte aliado na luta contra a violência. “O PROERD é o programa educacional de resistência as drogas e a violência que é desenvolvido para jovens e adultos do Piauí. Aqui em Piripiri 895 crianças foram atendidas pelo programa. O objetivo do PROERD é fazer com que as crianças não tenham curiosidade para experimentar drogas, se mantenham longe destas e evitem questões de violência”, diz.

Mari Freitas, diretora da escola Omar Rezende, falou sobre a importância do programa. “O PROERD foi muito bem desenvolvido da nossa escola e é um projeto muito importante. Trabalhou-se de forma lúdica e deu muito certo”, explicou.

Maria Clara, aluna da escola Adauto Coelho de Rezende, disse estar feliz pela oportunidade em participar do programa. “Muito bom! Nos ajuda a evitar as drogas e a violência”, finalizou.