Piripiri terá R$ 5 milhões de investimento pelo Orçamento Participativo do Estado

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, recebeu nesta sexta-feira (27/10), o secretário de planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, que discorreu sobre o Programa de Orçamento Participativo (OPA). O programa visa fortalecer a participação popular na tomada de decisões sobre os investimentos públicos, de acordo com o orçamento do estado. O encontro ocorreu no gabinete do Palácio do Povo de Pery Pery.

De acordo com o secretário Washington Bonfim, o OPA será lançado em Piripiri em fevereiro de 2024, com orçamento de R$ 5 milhões, objetivando corrigir problemas e melhorar o nível de vida da população.

O Opa consiste no primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual promovido pelo Governo do Estado. Por esse mecanismo, a comunidade poderá direcionar as necessidades e prioridades do seu bairro ou região. Por meio do programa, a população será consultada quanto à destinação de parte do orçamento estadual já para o ano de 2024. Podem participar do programa entidades sem fins lucrativos de bairros e comunidades de Piripiri.

“O OPA é uma realidade. Já fizemos experiências em Teresina e Parnaíba com sucesso e estamos aqui explicando para a prefeita Jôve como vai ser a instalação em fevereiro do próximo ano. Serão R$ 5 milhões de reais em investimentos na cidade de Piripiri para corrigir problemas que existem nas comunidades. A associação se inscreve, indica três prioridades e depois de aprovadas, haverá uma votação pela internet e whatsapp pra escolher uma e depois fazemos o serviço”, disse Washington Bonfim.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro fala sobre o trabalho. “O OPA é mais uma parceria da nossa cidade com o nosso governador Rafael Fonteles e fico muito feliz. As associações agora vão ter que dizer quais sãos seus problemas. Essa participação do povo é muito importante e já garantimos R$ 5 milhões e vamos divulgar para que as pessoas possam participar”, explicou.

José Amaral Neto, secretário da SEAD, falou sobre a reunião. “A interação entre nosso município e governo é muito forte. Nossa Cidade cresce cada vez mais e essas parcerias são sempre bem vindas”, concluiu.