• Foto do escritorSETAS

Piripiri já realizou mais de 700 exames de mamografia pelo Centro da Saúde da Mulher

Foi retomada a realização exames de mamografia no Centro da Saúde da Mulher em Piripiri, após manutenção dos equipamentos do caminhão da Central da Mama. Já foram realizados, gratuitamente, 710 exames de mama com previsão de 1.540 exames até a próxima sexta-feira, dia 26 de novembro.

O serviço gratuito, voltado para mulheres entre 50 e 69 anos, é uma realização da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM).

A coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Piripiri, Juliane Barbosa, informa que o trabalho é uma retomada da campanha Outubro Rosa voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. São previstos 1.500 exames até o final da campanha.

“Estamos realizando 140 exames, diariamente, atendendo 70 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, em cada turno (manhã e tarde). É importante lembrar que essas mulheres que estão fazendo esses exames já fizeram o mesmo exame em 2019. A Campanha Outubro Rosa dá direito a elas repetirem o exame a cada dois anos”, informa a coordenadora Juliane Barbosa.

Juliane Barbosa lembra que as mulheres que já fizeram ou nunca fizeram o exame podem procurar a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) ou a agente comunitária de saúde (ACS) para saber se ainda há vagas. “Se não tive acesso a esses profissionais podem vir ao Centro de Saúde da Mulher para que a gente verifique a possibilidade de fazer o exame”, explica a coordenadora.

A dona de casa, Luíza Pimentel de Sousa, moradora do bairro Petecas, que fez o exame no Centro de Saúde da Mulher, revela que o exame não doeu e que o atendimento foi bom e rápido. “A gente faz todo ano para saber o que vai dar, a gente não sabe. É muito importante e graças a Deus todos os anos eu faço”, revela.