Janeiro Roxo: Saúde de Piripiri promove capacitação sobre hanseníase

Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), ofereceu nesta terça-feira (23/01) capacitação para os profissionais de saúde, tendo como objetivo a luta contra a hanseníase. O evento, que faz parte da programação do Janeiro Roxo, visa conscientizar a sociedade sobre o combate à doença. O treinamento aconteceu no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery.

“Esse encontro é uma forma de habilitar nossos amigos da saúde para lutar contra a hanseníase. Vamos fazer uma busca ativa dos casos para diagnóstico precoce, para tratarmos e lutarmos contra as sequelas. É uma doença infectocontagiosa, mas tem cura”, disse Denise Paiva, coordenadora do combate à doença da SESAM.

Mariana Silva, da Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF), do bairro Paciência, dá detalhes sobre a capacitação. “A hanseníase ainda existe e estamos em uma área endêmica. Temos que estar atualizados sobre a hanseníase, explicou.

Dr. Nailson Mendes, médico da UBSF do bairro Floresta, comentou sobre o encontro. “Esse é um momento de detalharmos todas essas questões, pois janeiro é o mês temático dessa enfermidade”, afirmou.

O vice-prefeito Hilton Osório, que representou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, falou sobre o dia. “Uma doença antiga, não tem vacina, mas existe cura. Quem for detectado com a enfermidade pode ir para uma UBSF e se tratar”, concluiu.

Janeiro Roxo

Janeiro Roxo é o mês da luta contra a hanseníase. Por isso o mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate. A doença, cercada de preconceitos e estigma, é contagiosa, mas tem controle. A contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, pode levar à amputação.