Ato cívico, santa missa e inauguração marcam aniversário de 113 anos de Piripiri

Dando continuidade as festividades de aniversário de 113 anos de Piripiri, foi realizada nesta terça-feira (04/07), a tradicional solenidade cívica de aniversário do município com a participação da prefeita Jôve Oliveira Monteiro, outras autoridades municipais, e do secretário de saúde do Estado, Antônio Luiz Sores, que representou o governador Rafael Fonteles. O evento contou ainda com a participação de militares, escoteiros, estudantes e população em geral. Na ocasião aconteceu hasteamento de bandeiras e apresentação do coral infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e o discurso da prefeita municipal.

Após a solenidade cívica, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, acompanhada de comitiva, inaugurou na Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo, o Espaço de Saúde Indígena cacique Zé Guilherme, com ponto de telemedicina e, na sequência, participou de missa em Ação de Graças.

A prefeita Jôve Oliveira falou da alegria em celebrar o aniversário da cidade. "Estou muito feliz. Depois do ato cívico, estamos inaugurando esse espaço indígena, único do Brasil e ele terá telemedicina, isso é histórico. Os índios serão bem atendidos por esse meio. Eles foram muito discriminados pelo outro gestor, mas existem e precisam de cuidados. A entrega de obras começa hoje e vai até o mês de setembro”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

O secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz Soares, falou da sua impressão ao participar do evento. “Um espaço muito importante. Estou feliz em ver esse trabalho. Temos 31 UBSFs em Piripiri e esse posto agora é exclusivo para os indígenas. São duas salas que estarão a serviço com o intuito de resolver os problemas de saúde dessa população”, afirmou.

O secretário da SEINFRA (Secretaria de Infra Estrutura do Estado do Piauí), Flávio Nogueira Júnior, disse da sua sintonia com a administração da prefeita Jôve Oliveira Monteiro. “Sempre acompanhei a Jôve desde que a conheci há sete anos e hoje participamos dos atos cívicos e estamos aqui nesse espaço para os índios com muita satisfação. Continuamos nessa sintonia com a Jôve e vamos continuar mandando projetos para Piripiri”, garantiu o secretário.

Homenageado por ter seu nome na sala de saúde, o cacique Zé Guilherme falou sobre a honraria. “Muito agradecido à prefeita que nos ajuda. Agradecemos também a todos que nos ajudaram, vereadores também. A Jôve é da minha confiança e agora sempre será”, disse.

“Momentos fantásticos hoje. Tivemos os atos cívicos e, agora, a inauguração dessa sala de telemedicina para os nossos indígenas. Dia muito importante para todos nós. Eles agora terão acesso facilitado à saúde”, afirmou o vereador Alan Osório, presidente da Câmara Municipal de Piripiri.

Beatrice Pimentel, secretária de Saúde de Piripiri, falou sobre o ponto de Telemedicina exclusivo para os indígenas. “Pioneirismo é o que acontece hoje na nossa saúde municipal; um marco. Vamos cuidar da saúde do nosso povo indígena”, finalizou.