• SEDUC

Secretaria de educação realiza reunião do Programa de Fortalecimento e Manutenção da Gestão Escolar


A secretária de educação de Piripiri, Tânia Marilda Monteiro, liderou reunião nessa sexta-feira, 3 de setembro, no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery, sobre investimentos do PFGE (Programa de Fortalecimento e Manutenção da Gestão Escolar), retorno às aulas e manutenção de prédios escolares. O evento reuniu diretores das escolas municipais da zona rural e urbana.


“Estamos aqui reunidos explicando e discutindo como aplicar esses investimentos do PFGE. Outro programa é o Educação Conectada, um programa do governo do Piauí que somos parceiros e que investe em escolas de pequeno porte R$ 2 mil Reais para a implantação de internet de qualidade. Nas maiores, o investimento será de R$ 3 mil Reais. Outra discussão foi sobre o retorno às aulas que acontece no final de setembro. A acolhida está sendo preparada e será de forma híbrida, com rodízio de alunos. Os profissionais da educação só voltarão depois de imunizados contra a Covid”, explicou.


Segundo a diretora Járdria Vanessa, da Engenharia da Seduc, 38 escolas estão sendo reformadas para o retorno das aulas. “Serão reformadas 26, na zona urbana, e 12, na rural”, afirmou.


No dia 28 de julho, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro e a Secretária de Educação Tânia Marilda Monteiro assinaram autorização para desenvolvimento do Programa que visa o fortalecimento e autonomia da gestão escolar. Essa autonomia é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas do município, garantindo aos gestores das escolas autonomia financeira, favorecendo a resolutividade de questões estruturais e pedagógicas nas escolas.


O programa visa apoiar técnica e financeiramente a gestão escolar mediante a transferência direta de recursos financeiros às escolas da rede municipal de ensino, por meio de repasses mensais, distribuídos de acordo com o quantitativo de alunos de cada unidade escolar. O dinheiro será usado para pequenas manutenções, como por exemplo, a aquisição de lâmpadas, material administrativo, reparos elétricos e hidráulicos.