Sala do Empreendedor auxilia microempreendedores na regularização de empresas

A Sala do Empreendedor de Piripiri já atendeu no ano de 2023, 680 pessoas. O órgão é mantido pela Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Administração do Município (SEAD) e tem o objetivo de atender microempreendedores quanto à abertura e regularização de empresas. A sala tem parceria com o SEBRAE.

“Fazemos abertura de Micro Empreendedor Individual (MEI), emissão de DAS [Documento de Arrecadação do Simples], fizemos oito oficinas e consultorias, atendimento às micro empresas, formalização de comerciantes que estão na ilegalidade, enfim, estamos caminhando lado a lado com esse pequeno empresário. Em julho e agosto, fizemos a Sala de Empreendedor Itinerante, onde fomos atender os donos de bares do Açude Caldeirão. Lá, fizemos quatro formalizações, uma negociação e uma baixa de empresa. Em setembro, vamos levar para eles a necessidade de formalização, do alvará e continuamos essa questão de desburocratizar, e sim ajudá-los”, disse Liara Medeiros, agente de Desenvolvimento da Sala.

A profissional também falou sobre a parceria com a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SETAS). “Nesse semestre e em parceria com a SETAS, fizemos uma palestra com grupos de mulheres e tiramos bastante dúvidas sobre micro empresas. Elas fazem crochê, customização e tiramos dúvidas sobre noções básicas de empreendedorismo, foi muito bom; quinze mulheres ficaram satisfeitas”, concluiu.